quarta-feira, 8 de julho de 2009

Primeiro Post!

Para quem estiver preocupado, estou bem!
Este é o primeiro post no meu blog, os objetivos deste blog são:
1- Dividir com amigos, conhecidos e família do Brasil principais desafios, diferenças culturais, curiosidades, aprendizado e desenvolvimento que terei nos próximos meses! Escreverei estes posts em português
2- Compartilhar com a rede da AIESEC tanto do Brasil, quanto da Ucrania e outros países, como é a experiência de trabalhar na diretoria nacional, qual a realidade da AIESEC na Ucrania, dia-a-dia das minhas atividades, desafios,... Esta parte será em inglês e com as siglas próprias da organização!
3- Tentar "eternizar" um pouco cada momento dessa experiência que estou tendo, e terei durante este um ano, acho que vale muito a pena para depois eu poder lembrar alguns momentos que talvez sejam esquecidos sem esse blog!
4- Manter contato com todos vocês e receber notícias de pessoas queridas para mim!

Bom, para quem ainda não sabe, estou em Kiev, capital da Ucrânia, desde sexta-feira dia 03, após alguns problemas com visto, atraso no voo, stress, e mobilização de mãe, primo, AIESEC no RJ e outras pessoas que pudessem ajudar de qualquer forma, consegui chegar sem nenhum grande problema (malas ok, nenhum atraso,...)! Peguei meu passaporte com visto na véspera do meu vôo e não podia adiantar de novo já que tinha conferencia super importante para entregar na segunda e terça e claro, trabalhamos no sábado e domingo para a entrega da conferência. Além de custar mais 200 dólares!

Moro num apartamento com o resto da minha equipe da diretoria Nacional da AIESEC Ucrania, somos 6 diretores e a presidente, e junto com nosso time nacional temos mais 8 coordenadores, porém não moram aqui conosco, e a AIESEC aqui tem 16 escritórios locais, cada um localizado em uma cidade do país, nas melhores universidades (Maiores informações sobre AIESEC: http://www.aiesec.org/). Cada escritório tem em média 35 estudantes, mais aproximadamente 200 estudantes que estão fora do país realizando seus intercâmbios profissionais pela organização, portanto formamos uma rede de aproximadamente 800 estudantes e recém formados atualmente aqui. Toda gestão e posição de liderança na AIESEC dura um ano, portanto, até o dia 01 de Julho de 2010 estarei neste "projeto" pessoal e profissional.

Como muita gente que vai ler este blog não conhece a AIESEC, não vou focar muito meus posts em português neste escopo, apesar de ser o meu dia-a-dia, vou compartilhar mais a respeito da cultura daqui e desafios, por enquanto o maior desafio tem sido água... Acabei de conversar com um amigo meu também da AIESEC que acabou de terminar um ano de gestão no escritório nacional da Eslovênia (país do lado da Itália também do Leste Europeu), e ele concordou com minhas dificuldades: A água com gás é mais comum que água sem gás mineral por aqui!(segundo minha teoria é porque demora mais para ser consumida). As pessoas tomam muito menos água que no Brasil (talvez porque trocam pelo chá, que é consumido a cada meia hora, sem exageros), para mim tem sido a primeira dificuldade, é normal não ter água na geladeira aqui, filtros nas universidades ou em outros lugares, talvez no inverno faça mais sentido e eu me adapte mais a tomar chá (no Brasil nunca gostei de bebidas quentes) por causa do frio! Mas por enquanto, tenho me virado para comprar as garrafas. A Boa notícia é que a Diretora Nacional de Desenvolvimento Estratégico pediu para o pessoal do escritório dela trazer um filtro nesta conferência, e o filtro já está aqui! O mais engraçado é a cara deles quando eu pergunto a cada 30 minutos se ainda tem água, o próximo post já terei o filtro, aguardem os próximos choque culturais (já tenho uma lista de 10 itens para compartilhar)!
E claro, eu também não posso deixar de comentar que 21:30 ainda tem sol por aqui! E às 04:30 da manhã, ele já tá nascendo! Sim, isso porque é verão (também temos horário de verão)! Mas mesmo assim, no Brasil, nunca vi sol depois das 19 horas ou antes das 06 horas...

Um abraço.

4 comentários:

  1. Sensacional! Se a água acabar, posso tentar enviar via sedex hahahaha! :*

    ResponderExcluir
  2. hahaha muito bom!! Muito frio ai? Temperatura de qto?

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um pouco da cultura de Kiev
    Mil bjinhos filhinho amado!!!!!

    ResponderExcluir
  4. caraco, fiz q nem vc esse negocio de enumerar os objetivos do blog! e sem querer inda por cima hahaha podia ter economizado neuronio e ter vindo aqui copiar, ia ter sido mais rapido hauhuahs manda fotos cara! mto louco ucrania

    ResponderExcluir