domingo, 12 de julho de 2009

Segunda Semana!

Bom, sexta-feira fez uma semana que estou aqui, apesar de não ter sido uma primeira semana normal pois tivemos três conferências para entregar desde segunda em três hotéis diferentes: Encontro Funcional, segunda e terça-feira com todos os diretores dos escritórios locais, por volta de 200 delegados (esse foi totalmente entregue pela nossa nova diretoria, e para mim era o mais importante, pude conhecer todos os meus membros que irão trabalhar junto comigo este ano); Seminário de Desenvolvimento de Líderes, organizado pelo escritório de Kiev com o nosso suporte, com mais 350 delegados (estudantes não necessariamente membros da AIESEC) e centenas de empresas parceiras dando palestras e workshops sobre liderança, empreendedorismo, mercado de trabalho, apresentações institucionais, entre outras, e finalmente ontem foi a comemoração do 15° aniversário da AIESEC Ucrânia! Totalmente focado nos alumni (pessoas que passaram pela experiência da AIESEC anos atrás), foi muito legal conhecer os alumni bem antigos daqui (sempre me inspirei muito nas experiências de alumni e no sucesso deles depois que saem da AIESEC), inclusive os que fundaram a AIESEC Ucrania! A Diretoria nacional anterior prolongou a gestão até esta semana para entregar este evento, e ficamos muito satisfeitos com o resultado (Foi num espaço muito importante aqui em Kiev, como se fosse o Credicard Hall em SP)! Claro que o resultado virá para a nossa gestão, por questão de posicionamento, relacionamento com os parceiros que participaram, e principalmente integração dos alumni nas nossas atividades! Bom, nosso apartamento esteve bem lotado esta semana, com o comite organizador do aniversário, metade da diretoria antiga, nossa diretoria e alguns dos coordenadores que ficaram por aqui.

Bom, chega de falar de AIESEC! Esses dias vivi muita coisa por aqui, comida, transporte, trabalho, festas, etc. e claro, não deixei de perceber e sofrer novos choques culturais! Gosto muito de conversar sobre essas diferenças com eles, e acho interessante entender algumas peculariedades.
Não posso deixar de falar do metrô daqui! Bom a linha é bem grande, muito maior que SP, apesar de Kiev ter apenas 3 milhões de habitantes e ser provavelmente 4 vezes menor que SP! A Passagem é bem barata! Não chega a custar 1 real!(Gente Ucrania e Russia tem muito petróleo, não se esqueçam) Ah, e a passagem são em moedas de plástico, são fichas!
Mas o mais diferente mesmo, é impressionante, o quão profundo é o metrô, algumas estações é necessário ficar, sem exageros, 5 minutos descendo a escada rolante! É Muito fundo mesmo! Segundo o pessoal daqui, os túneis foram criados antes, provavelmente na segunda guerra/início da Guerra Fria e tinham o objetivo de servir como refúgio! A partir deles, criaram a linha de metro, as estações mais novas não são profundas como as antigas. Além disso o comércio em cima do metrô é bem expressivo, tem barraca de tudo, não deixa de ser bem útil!
Outro ponto, são os ônibus, não saem do ponto inicial se não estiverem lotados (é, eles pensam até nisso), e algo que eu provavelmente nunca verei no Brasil ou América Latina! Os passageiros pagam para o motorista diretamente, mas eles vão passando o dinheiro, uns para os outros, totalmente na base da confiança! (é normal entrarmos pela porta de trás). Inclusive para voltar o troco (mesmo quem estiver lá no fundo com o ônibus lotado!) e o motorista não consegue acompanhar, então acaba ficando na base da confiança quem paga ou não! Quem sabe essa cultura se desenvolva no Brasil algum dia.

Bom, já temos água! o filtro não consegue ficar pendurado na torneira, mas já que ninguém se mobilizou muito, acabei enxendo algumas garrafas! Minha tosse seca passou, era água mesmo, o tempo aqui tá bem tranquilo (é o que o pessoal do Brasil tem perguntado mais), média de 20-25 graus, até mais, à tarde chega a uns 30 graus... o problema é que o verão aqui não é como o nosso, então é seco! Por isso sentia tanta falta de água, mas posso dizer que eles tem tanta variedade de chá que estou me acostumando com alguns (Aqui em casa principalmente, tivemos uma parceria ano passado com uma empresa de chá então temos dezenas de caixas com chás de todos os sabores!). Ah, e o café daqui é horrível, como sempre, quem saiu do Brasil sabe!

O Próximo post será em ingles porque o pessoal daqui tem pedido!
Abs

Um comentário:

  1. Luquinhas, fico muitíssimo feliz de que você esteja realizando este sonho! Aproveite horrores essa oportunidade viu! Quero saber quais são os 10 itens da lista de choques mencionados no post anterior hein!

    Hey, sorry não ter ido na despedida, saí tarde do trabalho e ainda tive que jejuar aquele dia. Beijos, Dri

    ResponderExcluir